sábado, 17 de novembro de 2018

Homilia para o XXXIII Domingo Comum - ano b

Dn 12,1-3
Sl 15
Hb 10,11-14.18
Mc 13,24-32

Estamos no penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. No Domingo próximo, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo encerrará este ano da Igreja. Pois bem, hoje a Palavra de Deus, nos recorda que, como o ano, também a nossa vida passa, e passa veloz... Assim, o Senhor nos convida à vigilância e nos exorta a que não percamos de vista o nosso caminho neste mundo e o destino que nos espera.
Nossa vida tem um rumo, caríssimos; o mundo e a história humana têm uma direção, meus irmãos!

A fé cristã nos ensina, amados no Senhor, que toda a criação e toda a história humana caminham para um ponto final. Este fim não será simplesmente o término do caminho, mas a sua plenitude, a sua finalidade, sua bendita consumação.
O universo vai evoluindo, a história vai caminhando... Onde o caminho vai dar? Com palavras e ideias figuradas, a Escritura Sagrada nos ensina que tudo terminará em Jesus, o Cristo glorioso que, por Sua Morte e Ressurreição, tornou-Se Senhor e Juiz de todas as coisas.
Vede bem: a criação não vai para o nada; a história humana não caminha para o absurdo! Eis aqui o essencial, que o evangelho de hoje nos coloca com palavras impressionantes: “Então verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória!” Ou seja: tudo quanto existe caminha para Cristo, Aquele que vem sobre as nuvens como Deus, Aquele que é nosso Juiz porque, como Filho do Homem, experimentou nossa fraqueza e Se ofereceu uma vez por todas em sacrifício por nós!
Vede, irmãos: o nosso Salvador será também o nosso Juiz! Aquele que está à Direita do Pai e de lá virá em Glória para levar à consumação todas as coisas é o mesmo que Se ofereceu todo ao Pai por nós para nos santificar e nos levar à perfeição!
Repito: nosso Juiz é o nosso Salvador!
Quanta esperança isso nos causa, mas também quanta responsabilidade! 
Que faremos diante do Seu amor?
Que diremos Àquele que por nós deu tudo, até entregar a própria vida para nossa salvação?
Que amor apresentaremos a Quem tanto e tanto nos amou? Pensai bem!

Hoje, a Palavra de Deus adverte: tudo estará debaixo do senhorio de Cristo! Por isso, numa linguagem de cores fortes e figuras impressionantes, Jesus diz que a criação será abalada pela Sua Vinda: “O sol vai escurecer e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas”. Que significa isso? Que toda a criação será palco dessa Revelação da Glória do Senhor, toda a criação será transfigurada e alcançará a Plenitude no parto de um novo céu e uma nova terra onde a Glória de Deus brilhará para sempre!
O Senhor afirma ainda que também a história chegará ao fim e será passada a limpo. Cristo fala disso usando a imagem da grande tribulação, isto é, as dores e contradições do tempo presente, que vão, em certo sentido se intensificando neste mundo. Por isso mesmo, a primeira leitura, do Profeta Daniel, fala em combate e em tempo de angústia... É o nosso tempo, este tempo presente, que se chama “hoje”.

Amados em Cristo, estas leituras são muito atuais e consoladoras, sobretudo nos dias correntes, quando vemos o Cristo enxovalhado, o cristianismo perseguido e desprezado, a santa Igreja católica caluniada e agredida externa e internamente... Pensem em tantos acontecimentos, em tantos atos e atitudes, pensem nas obras de arte blasfemas e sacrílegas frequentemente expostas sem nome de uma pérfida liberdade, pensem no ridículo a que os cristãos são expostos aqui e ali, com cínicas desculpas e camufladas intenções, pensem nos valores cristãos que vão sendo destruídos, nas famílias destruídas pelo divórcio, pela infidelidade, pela imoralidade, pela perversão brutal do sentido da sexualidade humana, pensem nos jovens desorientados pela falta de Deus, pela negação de todas as certezas e o desprezo de todos os valores, pensem, por fim, na vida humana desrespeitada pelo aborto, pela manipulação genética, pelas imorais e inaceitáveis experiências com células-tronco embrionárias com pretextos e desculpas absolutamente imorais, pensem no endeusamento do prazer, na manipulação do poder, na ganância pelo ter, por um consumo e desfrute da vida desenfreados, que somente levam ao vazio e à destruição do homem e da criação...
Não é de hoje, caríssimos, que a Igreja sofre e que os cristãos são perseguidos, ora aberta, ora veladamente... Já no longínquo século V, Santo Agostinho afirmava que a Igreja peregrina neste tempo avançando entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus... O perigo é a gente perder de vista o caminho, perder o sentido do nosso Destino, esfriar na vigilância, perder a esperança, abandonar a fé...

Caminhamos para o Senhor, caríssimos – tende certeza disto! O mudo vai terminar no Cristo, como um rio termina no mar; a história vai encontrar o Cristo, tão certo quanto a noite encontra o dia; nossa vida estará diante do Senhor, tão garantido quanto o vigia cada manhã está diante da aurora! Por isso mesmo, é indispensável vigiar e trazer sempre no coração a bendita memória do Salvador, a firme esperança nas suas promessas, a segura certeza da sua salvação! Vede bem: na Manifestação do nosso Senhor, Ele nos julgará! Na Sua luz, tudo será posto às claras: se é verdade que Sua Vinda é para a salvação, também é verdade que todos quantos se fecharam para Ele, perderão essa salvação.
Caríssimos, nosso destino é o Céu, mas estejamos atentos: o inferno, a condenação eterna, a danação sem fim, o fogo que devora para sempre, são uma real possibilidade para todos nós! Haverá um Juízo de Deus em Jesus Cristo, meus amados no Senhor: “Muitos dos que dormem no pó a terra despertarão, uns para a Vida eterna, outros para o opróbrio eterno. Nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem escritos no Livro”.
Caríssimos, não brinquemos de viver, não vivamos em vão, não sejamos fúteis e levianos, não corramos à toa a corrida da vida! É o nosso modo de viver agora que decidirá nosso destino para sempre! Por isso mesmo, Jesus nos previne: “Em verdade vos digo: esta geração não passará até que tudo isto aconteça!” Em outras palavras: não importa quando Ele virá – Ele mesmo diz: “Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas somente o Pai”-; importa, sim, que estejamos atentos, importa que vivamos de tal modo que, quando Ele vier no momento de nossa morte, estejamos prontos para comparecer diante Dele e diante Dele estar no último Dia, quando tudo for julgado!
O juízo que nos espera é um processo: começa logo após a nossa morte, quando, em nossa alma, estaremos diante do Cristo e receberemos nossa recompensa: o Céu ou o inferno, que começarão, para cada um de nós, imediatamente! E no final dos tempos, quando Cristo Se manifestar em Sua Glória, nosso destino também será manifestado com toda a criação e o nosso corpo, ressuscitado no fim de tudo, receberá também a mesma recompensa de nossa alma: o Céu ou o inferno, de acordo com o nosso procedimento nesta vida!

Meus caros, quando a Escritura Sagrada nos fala do fim dos tempos não é para descrever como as coisas acontecerão. Isso seria impossível, pois aqui se trata de realidades que nos ultrapassam e que já não pertencem a este nosso mundo. Portanto, palavras deste mundo não podem descrever o que pertence ao mundo que há de vir... O que a Escritura deseja é nos alertar a que vivamos na verdade, vivamos na fé, vivamos na fidelidade ao Senhor... Vivamos de tal modo esta nossa vida, que possamos, de fé em fé, de esperança em esperança, alcançar a Vida eterna que o Senhor nos prepara, vida que já experimentamos hoje, agora, nesta santíssima Eucaristia, Sacrifício único e santo do nosso Salvador que, à Direita do Pai nos espera como Juiz e Santificador. A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.


Um comentário:

  1. Senhor nosso Deus, nós LHE agradecemos por todos os amigos e amigas que temos. Todavia, nos ajude com os santos anjos, nos ajude defendendo o VOSSO povo, nos ajude com a VOSSA salvação, nos ajude escrevendo os nossos nomes no livro da vida, nos ajude a ensinarmos com sabedoria os caminhos da virtude. Nos ajude a vivermos o nosso sacerdócio batismal, nos ajude perdoando os nossos pecados, nos ajude a procurarmos o caminho da perfeição e da santificação. Nos ajude a sermos, VOSSOS discípulos missionários. Nos ajude a ficarmos preparados e vigilantes. Isso nós LHE pedimos pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e nosso amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!