sábado, 13 de outubro de 2018

Homilia para o XXVIII Domingo Comum - ano b

Sb 7,7-11
Sl 89
Hb 4,12-13
Mc 10,17-30

Caríssimos, antes de mais nada, fixemos nosso olhar em Jesus nosso Senhor: Ele é a Sabedoria de Deus, como diz São Paulo (cf. 1Cor 1,24.30). Ele é aquela Sabedoria bendita e preciosa de que fala a primeira leitura de hoje. Sim, caríssimos no Senhor: encontrar Jesus, nosso Senhor, vale mais que os cetros e tronos; em comparação com essa bendita Sabedoria, saída do Pai no ventre da Virgem, as riquezas são sem valor porque Ela é a grande riqueza de nossa existência. Por isso, vale a pena amar nosso Jesus, Sabedoria de Deus, mais que a saúde e a beleza; vale a pena possuí-Lo mais que a luz, pois o esplendor que Ele irradia não se apaga.
– Sim, Senhor bendito, os que Te amam brilham como o sol, como o sol ao amanhecer!
Tu és a luz do mundo, o esplendor do Pai, a claridade de nossos olhos, a Sabedoria que dá sentido à nossa vida! Contigo todos os bens desta vida nos são dados; sem Ti nada é verdadeiramente bom, nada durável, nada encherá verdadeiramente o nosso coração!
Bendito seja Tu, Senhor Jesus, Sabedoria eterna, saída da boca do Pai para dar luz e sentido ao universo!

Jesus é também a Palavra do Pai, Palavra viva, definitiva, eterna. A Palavra de Deus, caríssimos, não é primeiramente a Bíblia. A Palavra de Deus por excelência não é um livro, mas uma Pessoa: é Jesus: “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus. Tudo foi feito por Ela e sem Ela nada foi feito de tudo quanto existe. E a Palavra Se fez carne e habitou entre nós!” (Jo 1,1-2.14)
Eis, portanto: a Bíblia é a Palavra de Deussomente porque dá testemunho de Jesus, o Verbo do Pai – e não de qualquer Jesus, mas do Jesus crido, adorado, testemunhado e anunciado pela Igreja católica, fundada pelo próprio Cristo e por Ele sustentada na Sua Palavra pela força do Espírito Santo da Verdade, que conduz sempre a Igreja à verdade plena! Fora disso, a Bíblia já não é Palavra de Deus, mas confusão e caminho para o erro! Voltemos, pois, o olhar para Cristo: Ele é “a Palavra de Deus, viva e eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois gumes. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração”. Isso nós sabemos, irmãos; isso experimentamos quando tantas vezes somos questionados pelo Senhor Jesus, que penetra até o íntimo de nós, com Sua verdade, com Sua exigência, com os projetos que tem a nosso respeito. Cristo é esta Palavra viva e definitiva de Deus: “E não há criatura que possa ocultar-se diante Dela. Tudo está nu e descoberto aos Seus olhos, e é a Ela que devemos prestar contas”.Por isso mesmo, o Senhor é o critério de nossa existência: quem Nele crê tem a Vida; quem não crê não conhecerá nunca o verdadeiro e pleno sentido da vida!
– Bendito sejas Tu, Senhor Jesus, Palavra e Verdade do Pai!
Dá-nos a graça de vivermos em Ti, de compreendermos que Tu és a nossa Vida e que somente em Ti nossa existência será realmente plena de sentido e atingirá o fim para que fomos criados.
A Ti a glória, ó Cristo, Sabedoria e Palavra do Pai!
A Ti o nosso amor, nossa adoração, nossa ilimitada entrega e confiança,
a Ti a nossa vida toda inteira, ó Cristo nosso Deus!

Agora, amados em Cristo, podemos compreender o Evangelho deste hoje. Pensemos bem: A pergunta que este alguém faz a Jesus, não é aquela mesma que nós tantas vezes fazemos? Não é a pergunta definitiva da nossa existência? “Bom Mestre, que devo fazer de bom para ganhar a Vida eterna?”- Eis Senhor, qual dos caminhos da vida seguir? Qual me levará para mais longe ou para mais perto de Ti? Dize-me, Mestre Bom!

A resposta de Jesus surpreende: “Por que Me chamas de bom? Só Deus é o Bom!”É verdade: só o Pai é o Bom, é a fonte eterna de toda bondade, como só o Pai é o Santo, e a fonte de toda Santidade. E, no entanto, o próprio Senhor afirma: “Tudo que o Pai tem é Meu. Eu e o Pai somos um. Quem Me vê, vê o Pai!”Por isso mesmo, sem medo, podemos dizer todos os domingos: “Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai!” Sim, meus caros, Jesus é Bom porque vem do Pai, porque tudo recebeu do Pai e participa plenamente da plenitude de plena bondade que é o Pai!

Mas, “tu conheces os mandamentos!”– Jesus é prático, meus caros: indica ao alguém que vem a Ele os mandamentos; e notem bem: os mandamentos da segunda tábua, aqueles que falam do amor e do respeito pelo próximo!
Vede, amados no Senhor, como o seguimento a Jesus exige atitudes muito concretas na nossa vida! Aquele lá, que buscava a vida respondeu feliz: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude!”Meus irmãos, nesta resposta há uma coisa boa e outra ruim. A coisa boa é que esse homem é realmente observante da Lei de Deus; a coisa ruim é que ele parece satisfeito consigo mesmo; prece que, para ele, a religião consiste em fazer, em observar normas. Pronto. Fazendo isso, tudo bem! Notai, caríssimos, que também aquele fariseu que rezava no Templo estava satisfeito porque cumpria todos os preceitos; e os cumpria mais da conta! Ah, meus irmãos, que para o Senhor isso não basta!
O Senhor é exigente, o Senhor olha o coração, o Senhor, Palavra “tão penetrante como espada de dois gumes”, quer saber de nossas intenções, de nosso amor, e não Se contenta com nada menos que nosso coração e nossa vida! “Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois vem e segue-Me!”Meus irmãos, como Jesus é bonito, como é sábio, como é exigente, como vai direto ao ponto! 
Primeiro, vede como olha aquele lá: com amor, com aquele amor eterno com que nos amou e reservou para nós o Seu amor! Nunca esqueçamos: Suas exigências são exigências de amor! Na verdade, o Senhor deseja fazer aquele homem passar de uma religião de simples fazer coisas e cumprir preceitos para uma religião de amar de verdade: “Vai, vende tudo que és, moço! Vai, deixa-te a ti mesmo, rapaz; larga essa preocupação contigo! Deixa-te vendendo tudo; abre-te para os outros, repartindo teus bens e teu amor e, depois, estarás pronto de verdade para experimentar o quanto Eu sou o Bom: “Vem e segue-Me!”Tu Me chamaste de Bom sem saber o que isso queria dizer... Vem comigo, deixa tudo por Mim e verás de verdade que Eu sou o Bom, o teu Bem, todo Bem, o sumo Bem! Serás livre, mocinho; encontrarás a Vida em abundância! Deixa-te por Mim e tu me encontrarás e, encontrando-Me, encontrarás a própria Vida!

Mas, não! Esse risco aquele lá não queria correr. Queria uma religião arrumadinha, que lhe oferecesse garantias; uma religiãozinha burguesa, na qual se serve a Deus para servir-se de Deus... Arriscar tudo por esse Mestre de Nazaré? Deixar e deixar-se? Era demais! “Quando ele ouviu isso, ficou abatido, foi embora cheio de tristeza porque era muito rico”.
Vede, meus irmãos, como nós somos! Vede qual a nossa tentação! Esse homem era rico de bens materiais, rico de apego a si próprio, rico de se buscar a si mesmo, mas pobre de amor a Deus e pobre de generosidade para com os outros; pobre de sonhos, pobre de ideal, pobre de generosidade, pobre de grandeza interior... Ele queria ser aquilo que Cristo abomina: um cristão burguês, acomodado na vidinha medíocre, de fácil moral e fáceis compromissos, cristãos que rastejam como vermes quando deveriam voar alto como as águias... Eis o resultado: “foi embora cheio de tristeza porque era muito rico”.

Daí a dura constatação de Jesus: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!’ A palavra é clara: é mais fácil um camelo passar pela agulha fininha, que um rico entrar no Reino! E por quê? Porque a riqueza – seja qual for ela – tende a nos apegar, a nos fechar, a nos fazer pensar que nos bastamos! Somente quem for pobre de coração pode entrar no Reino, pois só quem é pobre deixa que Deus reine de verdade na sua vida! E como é difícil para nós, tão fáceis de sermos iludidos, compreender isso! Desapeguemo-nos, caríssimos, de nós mesmos; deixemo-nos para poder encontrar a vida verdadeira. Nunca será digno de Jesus quem não tiver a coragem de tudo deixar por Jesus: “Quem tiver deixado tudo por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida, com perseguições e, no futuro, a Vida eterna”.

Os apóstolos não compreenderam isso – como também muitas vezes nós não compreendemos e não compreendem de modo algum aqueles que falam em seguir Jesus só para ter lucro. Basta ver na televisão os falsos pregadores, de falsos evangelhos, que não passam da velhice pecaminosa disfarçada. Basta pensar na maldita teologia da prosperidade: “serve a Deus e ficarás rico!”
Caros, quem deixa para receber, nada deixou; quem deixa esperando recompensas, nunca amou; quem segue o Senhor pensando em pagamentos, nunca compreendeu a Palavra!
– Senhor, Sabedoria e Palavra do Pai, nosso Tudo e nossa Vida,
só Tu és nosso caminho,
só Tu, nosso destino,
só Tu nossa eterna recompensa.
Nada nos falta se temos a Ti!
Ensina-nos a nos deixar e a deixar tudo para só a Ti possuir, pois tendo a Ti, teremos tudo, mas para chegar a ter tudo é preciso que de tudo nos desapeguemos...
Cristo Santo, nosso Bem, a Ti a glória para sempre. Amém.


2 comentários:

  1. Dom Henrique muito obrigado por me levar para JESUS!

    isso, infelizmente, tem sido raridade em nossa igreja...

    ResponderExcluir
  2. Daniel Santana Ribeiro14 de outubro de 2018 às 18:05

    Dom Henrique muito obrigado por me levar a JESUS!

    isso, infelizmente, tem sido raridade em nossa igreja...

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!