segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Ruminando a Palavra escutada (1)

Vou tentar... Não sei se conseguirei... Mas, pretendo, durante a semana, retomar, meditando, a Palavra escutada na Liturgia de cada Domingo...
É um modo de passar a semana mergulhando na Palavra santa que o Senhor diz ao Povo por Ele conquistado, a cada Domingo, Dia da Ressurreição, Dia da Nova e Eterna Aliança, Dia da Igreja.

Não esqueça: esta Palavra, proclamada na Assembleia litúrgica, é Palavra dita no hoje, no agora da vida da inteira Igreja e na vida de cada um de nós... É Palavra sempre dita na potência do Santo Espírito do Ressuscitado: Palavra capaz de recriar, de curar, de libertar, de salvar!

No Deuteronômio, pela boca de Moisés, o Senhor nos advertiu sobre a seriedade no modo de receber a Palavra:
”Nada acrescenteis, nada tireis à Palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que vos prescrevo!” (Dt 4,2)

Prescrevo-nos hoje, no agora da nossa vida!
A Palavra do Senhor revela o Coração de Deus, Seus planos e apelos a nossa respeito. Ela nos ultrapassa e, por isso, nos ilumina, mostra-nos o caminho, desmascara o que temos no coração, coloca-nos em crise, fere-nos e nos salva porque nos libertar de nós mesmos!

Acolher a Palavra: sem tirar o que desagrada, sem acrescentar o que nos seria cômodo, sem negociar ou fazer concessões!

Não é fácil! Hoje, em tempos de relativismos, de mundanismos dentro da Igreja, é tentador mundanizar a Palavra, mundanizar Deus!
Não esqueçamos nunca: Ele, o Santo, o Incompreensível, o Separado, o Outro, em Jesus nosso Senhor, entrou no mundo, veio a nós, fez-Se mundo, fez-Se humano, de rosto e abraço humanos,
mas continua Santo, Indisponível, Incompreensível, insubornável!

Não acrescentareis, não tirareis nada!

É duro e consolador, para a Igreja, ouvir isto, viver isto, a isto obedecer!
É duro também para mim e para você!

Palavra que corta, fere, cura, acusa, salva, derruba, reeergue, faz chorar, faz sorrir, provoca guerra, dá a paz!

Bendita a Palavra do Senhor Deus, que Se faz carne em Jesus, nosso Cristo e Senhor!
Bendita a Palavra do Senhor, que nos arranca das trevas, nos liberta da solidão, nos tira de nossa estreiteza de mente e de coração!

”Fala-me da vida: preciso Te escutar!
Fala da Verdade que vai me libertar!”


Um comentário:

  1. Sua benção, Dom Henrique Soares. Quando medito sobre as riquezas da Palavra de Deus, sempre me vem ao coração a necessidade de saber ouvir. Tenho pedido sempre a graça de saber ouvir o Senhor. Tenho pra mim que as suas reflexões e pregações são frutos de um coração que sabe escuta. Louvo ao Senhor por seu ministério que tanto bem faz a nós. A Paz de Jesus.

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!