Ex 22,20-26
Sl 17
1Ts 1,5c-10
Mt 22,34-40
Aproxima-se o final do Ano
Litúrgico, ano da Igreja. Estamos já no trigésimo Domingo comum. Mais três, e
encerraremos o ano litúrgico de 2014, com a Solenidade de Cristo-Rei.
O tempo passa, a vida passa, a
história passa... Elevemos, pois, o olhar e o coração para Aquele que não
passa, Aquele que é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim da nossa existência,
o Cristo, nosso Deus!
No passado Domingo, o Senhor
Jesus ordenava: “Dai a Deus o que é de
Deus!” De Deus é tudo, ainda que tudo pareça nosso: “Tudo pertence a vós: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, as
coisas presentes e as futuras. Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo e Cristo é
de Deus” (1Cor 3,21-23).
Esta é, precisamente, a
dificuldade, a miopia ou, mais ainda, a cegueira, o triste pecado do mundo
atual: não perceber Deus, não enxergar com a razão, com o afeto, com o coração
que Deus é o Tudo, o Substrato, o Sentido da nossa existência. Sem Ele, nada
tem sentido perene, nada tem valor duradouro, nada tem valor absoluto; nem a
vida humana, que somente pode ser respeitada de modo absoluto quando é
compreendida como imagem de Deus.
Pois bem, a Palavra deste Domingo
prolonga aquela de oito dias atrás. “Mestre,
qual é o maior mandamento da Lei?”, da Lei de Moisés – perguntam ao Senhor
para novamente tentar apanhá-Lo em armadilha. Qual o preceito que, sendo
observado, resume a observância de toda Lei?
Jesus responde prontamente: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!”
Como bom judeu, o Senhor Jesus
nada mais faz que retomar o preceito do Antigo Testamento. Amar a Deus!
Amá-Lo significa fazer Dele o
tudo da nossa existência, significa viver a vida aberta para Ele, buscando
sinceramente a Sua santa vontade.
Amá-Lo é não conceber a vida como
algo que é meu em sentido absoluto, mas um dom que recebi de Deus, que em
diante de Deus devo viver e a Deus devo, um dia, devolver com frutos.
Amá-Lo é não viver na minha
vontade, mas buscando a Sua santa vontade, mesmo que esta não seja o que eu
esperaria ou desejaria...
Amá-Lo é sair de mim para
encontrar-me Nele!
Engana-se quem pensa que pode
amar a Deus deturpando a Palavra de Deus, a vontade de Deus, querendo dobrar
Deus à sua própria medida! É o homem quem é medido por Deus, não Deus que deve
ser medido pelo homem! É o homem quem deve servir a Deus – e, nesse serviço
encontrar a vida -, não Deus que deve servir ao homem!
Mas, para que este amor a Deus
não seja algo abstrato, teórico, meramente feito de palavras ou sentimentos
superficiais, o Senhor Jesus nos aponta uma medida concreta desse amor.
Seguindo ainda a tradição judaica do Antigo Testamento, Ele liga, condiciona o
amor a Deus ao amor aos outros, aos próximos, àqueles que a providência divina
coloca no nosso caminho: “’Amarás ao teu
próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois
mandamentos”.
Eis, portanto: a medida da
verdade do amor a Deus é o amor, a dedicação para com os outros; e não os
outros teoricamente, mas os próximos: “Amarás
o teu próximo como a ti mesmo!”
Notemos que aqui Jesus não ensina
nada de novo. Este preceito já valia para um bom judeu. Jesus está respondendo
a um fariseu, um escriba judeu. Basta recordar como a primeira leitura de hoje,
tirada da Torah, da Lei de Moisés, já
ligava os dois amores, a Deus e ao próximo. O Senhor, já no Antigo Testamento,
deixava claro que estará sempre do lado do nosso próximo, sobretudo se ele for
débil e necessitado: “Se clamar por Mim,
Eu o ouvirei, porque sou misericordioso.”
Estejamos, portanto, atentos: o
amor concreto para com o nosso próximo é a medida do nosso amor a Deus! O
Evangelho – como todo o Novo Testamento e a reta e sadia Tradição da Igreja –
desconhece uma relação com Deus baseada numa fé sem obras que nasçam do amor.
Basta recordar o belíssimo hino ao amor, da Primeira Carta aos Coríntios: “Ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de
transportar montanhas, se não tivesse a caridade, eu nada seria” (13,2).
Que ninguém se iluda com um vazio
discurso sobre uma fé vã sem as obras que dela nascem e a revelam! A fé sem
amor a Deus e ao próximo, aquela fé que gosta de dizer “estou salvo” de se
compraz em decretar a condenação dos outros é uma fé inútil, vazia, falsa e
morta!
Caríssimos, se o Senhor Jesus
respondeu ao escriba fariseu, dizendo que ele deveria amar a Deus e ao próximo
como a si mesmo, a nós, seus discípulos, a nós, cristãos, o Salvador nosso
aponta um ideal muito mais alto! Ouso afirmar que não basta, de modo algum para
um cristão, amar os outros como a si mesmo! Recordai-vos todos que, na véspera
de Sua paixão santíssima, quando sentou-Se à Mesa santa conosco, para dar-Se a
nós na Eucaristia, como maior dom de amor, o Senhor nosso e Deus nosso, Jesus
Cristo, deu-nos, então, o mandamento pleno, completo: “Amai-vos como Eu vos amei!” (Jo 13,34); “Dei-vos o exemplo para que,
como Eu vos fiz, também vós o façais” (Jo 13,15).
Agora, às vésperas da cruz,
agora, à Mesa da Eucaristia, agora, lavando-nos os pés, dando-Se totalmente a
nós, Jesus poderia ser compreendido! Ele é o amor verdadeiro, Ele é a medida e
o modelo do amor: “Não há maior prova de
amor que dar a vida!” (Jo 15,13)
Amai-vos como Eu vos amei!
Eis, caríssimos, como é grande a
tarefa que o Senhor nos confia! Quem poderá realizá-la? Onde poderemos
conseguir um amor assim? Eu vos digo:
contemplando Jesus na oração,
escutando Jesus na Escritura,
comungando com Jesus na
Eucaristia,
procurando Jesus nos irmãos!
É assim que teremos os mesmos
sentimentos do Cristo Jesus (cf. Fl 2,5) e viveremos a vida no amor total que
Ele, nosso Senhor, teve para com Deus, o Pai e para com os próximos.
Fora disso, toda conversa sobre
amor não passa de teoria, de ideologia que de cristã tem pouco ou nada.
Que o Senhor nos conceda, então,
por esta Eucaristia, o dom do verdadeiro amor. Amém.
Com certeza o principal mandamento da lei de Deus é o mandamento do amor. Primeiramente o amor a trindade santa e completanto esse santo mandamento, amar o próximo como a nós mesmo. Amar é servir, compreender, perdoar, etc.
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