sábado, 23 de novembro de 2013

O essencial do cristianismo - 8

Juliano:
Então, explique: Como Jesus encheu a natureza humana Dele de Vida Divina, de Espírito Santo?

Teófilo:
Esvaziando-Se da Sua vida meramente biológica e psíquica! Na cruz, num ato de amor obediente, o Homem Jesus desfez o nó da desobediência humana, desmantelou o mecanismo que nos mantinha longe de Deus. Mas, isto ainda não é tudo nem o principal!
O principal é isto: Ele, na cruz, esvaziou-Se totalmente de Si, da Sua vida humana e, assim, o Pai encheu de Espírito Santo o Seu corpo humano e a Sua alma humana! Jesus, na Sua humanidade que era igual à nossa, foi totalmente divinizado pelo Espírito Santo no momento da Ressurreição!

Juliano:
Explique isso melhor!

Teófilo:
Foi o Pai Quem ressuscitou o Filho. Fez isso impregnando-O, no Seu corpo e na Sua alma, com o Espírito Santo. Compreende: Jesus foi ressuscitado pelo Pai com a Potência, a Vida, a Plenitude do Espírito! Como o fogo impregna e transfigura uma barra de ferro, a humanidade de Jesus foi transfigurada pelo Espírito Divino! Assim, Jesus ressuscitado é um novo tipo de homem, é um Novo Adão, é o Primogênito de uma raça nova, que não tem só uma vida biológica ou psíquica; tem agora uma Vida “Espirituada”, uma Vida plena de Espírito Santo!

Juliano:
E esta Vida é diferente da nossa e das outras criaturas?

Teófilo:
Totalmente! É Vida do próprio Deus, Vida do Eterno, Vida “Eterna” e não mais simplesmente “humana”! Essa Vida, nós sequer podemos imaginar direito como será! Nós cremos que é algo como os olhos jamais viram, os ouvidos jamais ouviram e nem mesmo o coração humano imaginou! Cremos que gloriosa da Glória de Deus, incorruptível da Incorruptibilidade de Deus, “espirituada” do Espírito de Deus! Essa Vida não mais pertence nem está sujeita às leis deste mundo nosso! Basta ver o corpo de Jesus ressuscitado!

Juliano:
Não sei bem, não entendo muito de Bíblia... Como era o corpo de Jesus quando Ele ressuscitou?

Teófilo:
Aí é que está: as Escrituras, os Evangelhos não conseguem nem pretendem descrevê-lo! Está em outra! É totalmente diverso! É o mesmo corpo Seu, tem as chagas da paixão, mas de um modo totalmente diverso! Os discípulos não podiam nem vê-Lo nem reconhecê-Lo mais, a não ser que Ele se mostrasse e Se fizesse reconhecer! Jesus agora tinha um corpo divinizado! Os Doze só podiam exclamar, admirados: “Senhor!”
Atenção: “Senhor”, aqui não é uma simples título de respeito, mas é o Nome do próprio Deus: “Adonai”, em hebraico, dito “Kyrios”, “Senhor”, em grego...
Compreende, Juliano? A certeza de que Jesus é Deus não nasceu de uma teoria, mas de um susto, de uma baita e inacreditável experiência, que deixou os Doze primeiros discípulos tontos para sempre: Jesus estava agora com um corpo totalmente divinizado, um corpo que não mais estava sujeito a este mundo, um corpo totalmente impregnado do Espírito de Deus, da Energia divina! Ali era Vida pura, borbulhando, expandindo-Se... Não dá para imaginar, para descrever, para narrar... Foi um choque! Mas, isto transformou para sempre a vida daqueles lá! Tanto que, a partir daí, somente viveram e morreram por Jesus e para Jesus!

Juliano:

É uma história incrível! É bonita e surpreendente... Se é verdade, ainda não sei direito! Mas, e a tal da Plenitude, da Vida, do Espírito? Jesus agora está cheio de tudo isto, é o Novo Adão... E os cristãos, como recebem esta Vida, como Jesus os contagia?


Um comentário:

  1. Dom Henrique, também eu julianada, curiosa, sincera, pergunto-te:

    "... Mas, e a tal da Plenitude, da Vida, do Espírito? Jesus agora está cheio de tudo isto, é o Novo Adão... E os cristãos, como recebem esta Vida, como Jesus os contagia?
    Pôxa Vida...
    Jesus Cristo meu Salvador, minha vida, eu peço-te que tenhas misericórdia de mim, pecadora e miserável, perdoe-me Pai, por as vezes não compreender teus desígnios...

    "Esvaziando-Se da Sua vida meramente biológica e psíquica! "
    Ouro na fornalha, como diz nas escrituras...
    Aqui, ninguém se contagiará, nem perseverará, se não quiser humilhar-se, de todo o coração, por amor de Deus.
    Deus reina e contagia só os corações onde realmente pode reinar.

    A Paz
    =)

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!