segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O essencial do cristianismo - 9

Teófilo:
Então! O Filho fez-Se homem e esvaziou-Se de Sua vida humana até a morte para que o Pai O enchesse, na Sua humanidade igual à nossa, com a Potência vivificante, que é o Espírito Santo. E para que isto? Para nos contagiar, para nos dar Sua Vida divina! Por isso Ele dizia, na Última Ceia: “É do vosso interesse que Eu parta; se Eu não partir, isto é, se Eu não Me esvaziar de Minha vida simplesmente psicofísica, o Espírito não poderá vir a vós. Mas, se Eu Me for, se Eu me esvaziar totalmente de Mim até a morte de cruz, o Pai, que é fidelíssimo, Me glorificará, encherá Minha pobre natureza humana, igual à vossa, de Espírito Santo, isto é, de Vida Divina, de Glória Divina, de Potência Divina e divinizante! E Eu poderei dar-vos esse Espírito que, então, será humanamente Meu!”

Juliano:
Que coisa! Nunca tinha escutado assim a fé cristã!

Teófilo:
Veja: o humano (Jesus na Sua humanidade agora divinizada pelo Espírito) salva o humano, a carne salva a carne! Desse modo, na tarde mesma da Ressurreição, Jesus, totalmente divinizado no Seu corpo e na Sua alma, soprou sobre os Apóstolos! Soprou-lhes o Espírito, soprou como Deus soprou no princípio, quando criou o céu e a terra, soprou sobre eles, que representavam a Igreja toda, a multidão toda dos que acreditariam, recriando-os!

Juliano:
Como assim?

Teófilo:
Naquele momento, os discípulos tornaram-se cristãos!

Juliano:
E os Doze já não eram cristãos antes?

Teófilo:
Não! O cristianismo nasce com a efusão do Espírito do Ressuscitado! Antes os Doze eram discípulos: amavam Jesus, seguiam Jesus, acreditavam Nele... Mas, ainda não tinham dentro de si a Vida divina Dele. Essa Vida é o Espírito Santo, agora Espírito de Jesus, dado pelo Pai, que eles receberam naquele Sopro bendito na tarde da Ressurreição, no Cenáculo! Naquele momento, os Doze foram batizados no Espírito.
Agora, com o Espírito de Cristo, eles tinham neles a Vida de Cristo ressuscitado, como os galhos têm a seiva do tronco da videira, como os membros têm a vida da cabeça do corpo! A partir daquele momento, os Doze tinham neles a semente de Deus, o germe divino, o princípio de imortalidade, que vence a própria morte psicofísica!

Juliano:

É impressionante, esta história toda! Mas, e a Igreja, e os outros cristãos? Jesus deu o Espírito de Vida aos Apóstolos, vivificando-os. E a humanidade toda? E a criação toda? E quem estava fora do Cenáculo?


Um comentário:

  1. "Teófilo:
    Naquele momento, os discípulos tornaram-se cristãos!

    Juliano:
    E os Doze já não eram cristãos antes?

    Teófilo:
    Não! O cristianismo nasce com a efusão do Espírito do Ressuscitado! Antes os Doze eram discípulos: amavam Jesus, seguiam Jesus, acreditavam Nele... Mas, ainda não tinham dentro de si a Vida divina Dele."

    Tá aí, eu ainda sou apenas uma discípula...
    Lembrei-me do Sacramento da Confirmação, do dia em que o recebia, e os sentimentos que me envolveram desde aquele dia...
    Lembrei-me da resposta que dei na época, ao ser questionado algo sobre os dons do Espírito na edificação da Igreja, usando eu aquele famoso texto bíblico: "Ainda que eu falasse a língua dos anjos, e a língua dos homens, sem amor eu nada seria", referindo-me logicamente que queria mesmo era amar... amar como Jesus ama, visão que desde a infância, desde que peguei a Bíblia nas mãos pela primeira vez, me tocou: Amar.
    Lembrei-me dos símbolos de manifestação do Espírito, na Bíblia: água, fogo, vento(sopro), pomba...
    Lembrei-me que o Espírito Santo pra mim, desde aquele dia, manifesta-se da forma que tenho medo, fobia: Ventos, sopro.
    Sim, eu tenho medo de ventos, e é como o Espírito Santo escolheu para se manifestar por aqui... aí Dom Henrique, tu já sabes o que acontece... sim, esse Espírito encontra apenas uma medrosa, debaixo das cobertas a tremer, amedrontada com o som desse Sopro...
    Resultado: batismo no Espírito incompleto.

    "Essa Vida é o Espírito Santo, agora Espírito de Jesus, dado pelo Pai, que eles receberam naquele Sopro bendito na tarde da Ressurreição, no Cenáculo! Naquele momento, os Doze foram batizados no Espírito".
    Eles não tiveram medo... e eu tenho.
    E não te saberia dizer realmente porquê.

    A Paz, Meu Caro
    =)

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!